Sobre o Projeto


O projeto de Recuperação e Educação – P.A.R.E. surgiu a partir de uma pesquisa focada na degradação ambiental na região oeste do Pará.
Tem como principais objetivos o combate ao tráfico de animais e plantas, o desmatamento e intermediar a criação de uma economia sustentável erradicando as formas de trabalho que degrada a floresta. Bem como saneamento básico, saúde e cultura.
Para isso, este projeto apresenta propostas, como à implantação do eco-turismo, o trabalho de conscientização e educação, voltado para a importância da preservação e de questões básicas de cidadania, em todos os âmbitos da sociedade visando o bem estar das populações em geral.


Quem Somos




O Projeto Ambiental de Recuperação e Educação “P.A.R.E.” é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de interesses públicos), fundada em 2004 com sede em Joinville, Santa Catarina. Foi criada para contribuir no processo de transformação da sociedade, e conservação da biodiversidade.
Nosso corpo executivo é composto por profissionais de várias áreas, o P.A.R.E. tem seu principal trabalho, sendo desenvolvido na floresta Amazônica, na região sudoeste do Pará (mesorregião). O principal projeto de trabalho na floresta é a conservação da ambiente e da biodiversidade, tendo como conseqüências a proposta de estratégias de melhoria da qualidade de vida das populações locais e o desenvolvimento sustentado.
As principais etapas relacionadas ao projeto são “Diagnóstico Sócio Ambiental para formação de Educadores e Educadoras Ambientais”, “Recuperações de áreas degradadas”, “Elaboração de uma lista e mapeamento de espécies ameaçadas”, “inventário biológico”, “Recuperação de nascentes rios e afluentes”, ”Criação de refúgio biológico”, criação do centro de pesquisas onde estarão abrigadas salas de aulas para cursos, auditórios, laboratórios, biblioteca e videoteca, especializadas em meio ambiente, museu do índio.
Para viabilizar nossos vários projetos, que se encontra em diferentes fases de execução, estamos abertos a parcerias com o governo, empresa e outros que busquem uma melhor qualidade de vida na terra.


O P.A.R.E. objetiva em um futuro bem próximo, desenvolver trabalhos em outro ecossistema. Cerrado, Pantanal, Mata – Atlântica. Para a região de Joinville o P.A.R.E. pretende criar o parque da cidade, que será um centro de Educação Ambiental e área de lazer para comunidade local. Neste espaço teremos várias atividades, trilha ecológica, jardim evolutivo, laboratórios de biodiversidade, salas de aula para cursos e palestras, museu de meio ambiente, e um refúgio biológico com animais da região. Pretendemos também formar Educadores Ambientais para ensino de nível fundamental e médio.
O P.A.R.E. tem como intuito o incentivo e a implantação de novas tecnologias que visam à promoção, á execução, o gerenciamento, à participação e ao apoio a projetos e empreendimentos que promovam o desenvolvimento econômico e social, bem como a defesa, a preservação e a recuperação do meio ambiente.

O P.A.R.E. busca integrar as atividades ambientais do projeto, promovendo parcerias para o desenvolvimento de atividades no âmbito da responsabilidade ambiental e social de todo o projeto.
Sobretudo, o P.A.R.E. visa a captar recursos para financiamento de diversos programas que promovam a melhoria das condições de vida da população carente, a recuperação e a educação ambiental, com sustentabilidade no desenvolvimento.
Diante de um cenário mundial delicado, tanto no que se referem ao uso dos recursos naturais, quanto à relação entre os seres humanos, acreditamos que o caminho capaz de oferecer resultados às angústias do momento, volta-se para a compreensão da questão ambiental em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos.
Aí está o grande desafio que acompanha a urgência da temática ambientalista desde o século passado, que é reconhecer e operar a unidade entre melhoria da qualidade de vida de todos e a proteção ambiental.
Entretanto, percebe-se, que a degradação ambiental vem causando danos a todo o Ecossistema, o que exige medidas urgentes de soluções ambientais, dissociadas de seus contornos sociais, por que é preciso produzir a sustentabilidade nos mais diferentes níveis, mas sem perder sua unidade. Daí decorre que uma análise de sustentabilidade deve ser necessariamente estratégica e integrada e, nesse sentido, a educação ambiental não é apenas um instrumento necessário, mas poderoso.

A construção das diversas sustentabilidade na sociedade, depende de educadores e educadoras ambientais que, portadoras de conhecimentos, possam integrar as comunidades com o objetivo de conscientizá-los a um sentido crítico e  emancipatório da Educação Ambiental. Para tanto, devemos ter como ponto de partida, a noção de que somos todos educadores e aprendizes. E dada à emergência que o momento presente nos impõe, é necessário que o produto desta  mobilização, a cultura da sustentabilidade como foco, atinja sua meta no presente, ao contrário de estar sempre postada para o futuro, para as novas gerações.
O P.A.R.E. a partir de um processo de construção envolve centenas de Educadores e Educadoras, portanto na idéia de que cada pessoa, grupo ou coletivo é responsável por sua constante formação, uma vez que é conhecedor de suas dificuldade e potencialidades, sendo assim capaz de diagnosticar e interpretar a realidade, sonhar sua transformação, intervir e avaliar a sua ação, do nosso ver, caminhar no sentido de transformar o futuro em presente.