segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mãe Natureza

Homem, nós homens um bicho estranho, um vírus quase maligno que se especializou em devorar a terra como se fosse uma doença, que só acaba com a destruição do vírus ou a morte do hospedeiro, O homem nem sabia que já era homem em tempos longínquos, num planeta ainda virgem, em constante transformação aquele ser perdido nas trevas e apenas iluminado por uma ou outra fogueira, já sabia em algum lugar não muito definido da sua existência, que a natureza completamente impregnada do espírito feminino era mais que adorada, era uma verdadeira mãe. O mesmo recebeu as bênçãos da natureza e agressivo, acreditou que tudo e todos eram para o seu uso exclusivo, uso e abuso, usufruto total em restrito.
 Porém vejam a natureza, ou melhor falando a mãe natureza, totalmente difusa e presente nos mínimos detalhes, a sua alma feminina desfazia-se em esforços para agraciar o homem e ver assim que todos ganhassem seu espaço, seu tempo, sua vida. A doce erro. A natureza, que é uma grande mãe viu que esse filho rebelde pode se dar mal, pode cair num abismo sem fim, pode criar a escuridão e naufragar no apocalipse. Mas, seu espírito materno não deixa de doar-se, não deixa de entregar o que tem de melhor ao seu filho homem. 
Assim vamos, ferindo quem esta sempre disposta a dar pedindo apenas respeito em troca. Os povos primitivos, os animais e ate as plantas sabem que tudo pode ser usufruído, porem dentro de determinados limites respeitando certas barreiras, pensando sempre no futuro e reservando uma parte para um porvir que sempre é incerto. Só o homem na sua incrível loucura parece não entender, não perceber.

a natureza é feminina e a mulher é a parte importante dela. A terra é feminina, a vida, o espírito que nos percorre e que sustenta o frágil equilíbrio do universo é, sem duvida, feminino. Por isso não posso deixar de tecer alguns versos, pretendendo, não sem certa ingenuidade, captar toda essa força, toda essa milagrosa energia que nos percorre em pró de proteger e preservar tão majestosa e bela mãe natureza.






 Helio costa
(Diretor de projetos do instituto P.A.R.E )