quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Na Busca do crescimento sem destruição



  
 O desenvolvimento sustentável consiste em criar um modelo econômico capaz de gerar riqueza e bem estar enquanto promove a coesão social e impede a destruição da natureza. Esse desenvolvimento busca satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades, de utilizar recursos naturais sem comprometer sua produção, fazer proveito da natureza sem devasta-las e buscar a melhoria da qualidade de vida.
Sendo assim o desenvolvimento sustentável coloca como ultrapassado o modelo de produção e consumo ocidental, que ameaça o equilíbrio do planeta. O modelo atual de desenvolvimento fundado em uma lógica puramente econômica se centra no “aqui e agora”. Já o modelo sustentável se preocupa com os problemas em longo prazo, um desenvolvimento é duradouro quando “responde as necessidades do presente sem colocar em perigo as capacidades das gerações futuras para fazer o mesmo”.
O processo de distribuição da natureza vem acelerando na mesma proporção que a evolução científica e tecnológica. O ideal seria que o conhecimento humano encontrasse formas de crescimento que se conciliassem à preservação ambiental, usando esperado desenvolvimento sustentável.
Alguns setores da população já se dedicam a estudar maneiras de proteger a água, o solo e o ar do progresso devastador e desenfreado e até irresponsável. Portanto é primordial que mais e mais pessoas, empresas, governo e entidades não-governamentais, tenham como o objetivo identificar, equacionar e propor soluções para as questões ambientais.

Helio costa